domingo, 20 de março de 2011

Paixão vs Amor


Vou começar com a seguinte observação: todo o amor é uma paixão, mas nem toda a paixão é um amor. Por que? Bom, para responder isso precisamos, como diz minha avó, "por os pingos nos 'i' ", ou seja, definir o que é cada coisa.
Paixão, na minha percepção, é uma coisa inicialmente perfeita. Aonde um não vê os defeitos do outro. É quando sempre queremos estar perto de nosso parceiro, e tudo é sempre uma maravilha. Porém, uma hora essa projeção perfeita de contos de fadas acaba conforme os defeitos vão aparecendo.
Já o amor começa da mesma maneira, através de uma paixão. A diferença é que ele não é como uma fogueira que conforme o vento sobra vai se apagando. É algo imensamente mais forte, mais concreto e mais perene. O que seria o fim de uma paixão, para o amor, é apenas um começo. O que quero dizer é que queremos estar sempre com quem amamos independente de seus defeitos, por sinal, amamos pelos defeitos mais que pelas qualidades, pois são eles que fazem de cada pessoa unica. Já dizia o autor de romances mais prestigiado do mundo, Nicholas Sparks, "O amor de verdade acontece quando aprendemos a colocar a felicidade de quem amamos acima da nossa própria".
Ouvi muitas pessoas falando que o amor não existe e que está de saco cheio dele. Porém, todos sabemos que isso não é verdade, o maior problema do ser humano valoriza muito mais sua capacidade de sofrer do que amar. E isso faz com que as pessoas que amam intensamente se machuquem de forma tão grave que as faz deixar de acreditar neste sentimento que é tão bonito. É uma pena que as pessoas não saibam ver o quão incrível é ter a honra de receber o amor de alguém. É o mesmo que dizer em uma entrevista de emprego para o melhor cargo do mundo "Você está contratado de forma permanente pelo seu trabalho excepcional", no amor a frase seria "você está contratado para tomar conta da minha vida de forma permanente simplesmente por ser quem você é", como algumas pessoas não conseguem ver o quão isso é importante e especial?
A sorte que temos é que mesmo para os mais céticos é que o amor está presente independente da nossa vontade, e sim, tanto para solteiros quanto para aqueles que estão namorando ou casados. Mesmo para o ser humano mais solitário do mundo, sempre haverá alguém que o ama, nem que seja um anjo que está por perto e foi destinado a protege-lo e ama-lo sempre, só é preciso acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário