sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Words

A faculdade me proporciona incontáveis experiências maravilhosas mas acho que uma das mais surreais delas é justamente a mais simples: o poder que as pessoas possuem de falar, de se comunicar, de criar uma história, de dizer apenas uma palavra que seja. As palavras tem uma influência e um poder tão grande que com um simples "eu estou aqui por ti" ou um "eu te amo" podemos fazer o mais rabugento dos homens deixar escapar uma lágrima ou abrir um sorriso é um super-poder tão extraordinário que um "e se eu fizesse..." pode fazer a vida de uma pessoa dar uma virada muito maluca.
Sempre que me perguntavam quando pequena que super-poder eu gostaria de ter eu não sabia o que responder mas hoje eu sei que já o tenho. Ouvindo meus professores e meu próprio terapeuta usando esse dom que é comum a todos os bons profissionais da psicologia (os quais pretendo um dia fazer parte) vi o quanto temos influência uns sobre os outros. Assim como podemos alegrar a vida de uma pessoa com apenas uma palavra podemos destruir essa mesma vida se não soubermos como manusear aquilo que sai por entre nossos dentes. Mais do que saber falar devemos saber ouvir, devemos saber quando usar nosso super-poder ou não, quando deixar a pessoa sentada a nossa frente use o dela (pois ela também o tem) para perceber o que ela pode mudar na realidade dela.
Remember when you were alittle girl and had so many things you would wish for. Now you're all grown up and may lost sight of all them. Don't! Always continue to follow your dreams for when you stop you will just exist!Sempre me perguntei quando pequena como fazia para viajar para aqueles mundos fantasiosos dos meus desenhos e tentava me fazer acreditar que a mágica existia em algum lugar e era eu quem não tinha acesso a ela, afinal um mundo sem mágica não tem cor, não tem graça. Até que descobri as palavras, o poder que tem um livro de nos levar para outros mundos, outros lugares com outras cores, outras línguas sem sequer sair do quarto ou do banco do ônibus, se isso não se parece com uma máquina de viagem no tempo em muitos aspectos eu não sei com o que se parece então.
No final de tudo acredito que Dumbledore tenha razão quando disse que a magia está nas palavras. Acredito que o que realmente importa seja ouvirmos quando elas vêm até nós pois não temos nada a perder, podemos na hora não gostar mas elas sempre vêm pra agregar, para fortalecer, para encantar, para dar coragem, pode demorar mas as palavras certas, aquelas que mudarão nossa vida e definirão nossos objetivos sempre vêm, seja através do mergulho em um mundo diferente através de um livro muito surreal, através de um amigo, da mãe, do terapeuta ou até de nós mesmos. Quando damos ouvidos ao nosso "super-poder" é quando ganhamos a chance de nos tornar os heróis da nossa própria história. 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Dia dos Pais

menwithbabiesmenwithbabiesmenwithbabiesmenwithbabiesmenwithbabiesmenwithbabiesmenwithbabiesmenwithbabies :)Como no último Domingo foi o dia dos Pais, nada mais adequado que escrever sobre isso nesta semana.
Para quem não sabe meu pai mora do outro lado do País, no Estado de Alagoas, enquanto eu moro no Rio Grande do Sul. Então é de se esperar que eu não aproveite muito este dia como deveria e que para mim seja um dia de saudade e meio sem sal e sem cor. Porém, não é assim que me sinto, obviamente que a saudades me corrói muito mais do que nos outros dias mas eu tenho plena e total confiança de que meu Pai não está hoje comigo pois ele queria me dar mais oportunidades assim como ele queria dar a ele mesmo uma vida melhor e essa ausência física dele fez com que eu percebesse que não é preciso estar perto para estar junto e que Pai não é só de sangue.
Mesmo longe eu e meu velho conversamos muito e temos uma afinidade inacabável ou, como diria uma amiga minha, um felling de outro planeta. Posso não ter o toque dele, o abraço ou o beijo de boa noite todos os dias mas sei que, mesmo longe, ele sempre estará ali para me acolher e que ele fez questão de deixar no lugar ótimos "pais de coração" que podem me proporcionar tudo que a distância impede que ele me proporcione.
Um desses pais é meu avô, Telmo, brigamos as vezes, nos amamos quase sempre e desde que nasci sei que posso contar com ele para o que eu precisar seja para uma conversa ou para um abraço bem apertado, de urso mesmo. Foi ele quem me ensinou a amar o mundo, conhecer as pessoas, estar sempre sorrindo e que por mais dificil que seja eu tenho que acreditar que as coisas darão certo no final... Porque realmente irão.
O outro presente que Deus me deu é meu outro avô, Ronaldo, um cara para quem olha super sério, centrado e super rígido. Eu, como neta, posso dizer que é centrado é sim, rígido nem tanto e sério menos ainda. Ele me ensinou que devemos fazer aquilo que gostamos e que essa escolha só depende de nós, herdei dele a paixão pelas palavras, pelos livros (e o cheirinho que eles tem), pela gastronomia e claramente pelas pessoas, a nossa diferença é que ele abre cabeças com o bisturi e eu com as palavras.
Outros caras muito importantes passaram pela minha vida e deixaram a sua marca no meu coração, fizeram a diferença mesmo, me mudaram pra valer. Como o pai da minha irmã que me ensinou a comer mais do que arroz e batata frita e que eu deveria ser sempre educada e dedicada às pessoas que se importam comigo, o meu falecido avô que me criou até certa idade e é o responsável por boa parte da minha personalidade, é um dos meus maiores heróis e exemplos de lutador, meu dindo que tenta de todas as formas suprir essa falta de carinho físico que meu pai não tem como me dar.
Por isso sempre digo: Deus escreve certo por linhas tortas.
Feliz dia dos pais a todos!